Tuesday, November 22, 2005

Dia 8: Somos todos uns Picassos!!

Hoje fiz manha, para variar...lol Conhecemos duas colegas que também vão fazer estágio connosco, da escola superior de saúde Egas Moniz (no Monte da Caparica) que são muito porreiras!!
Eu e a Gui tinhamos planeado fazer Origami como actividade para hoje de manha, mas o enfermeiro-chefe sugeriu pintarmos umas telas e assim foi, tivemos a manha toda a pintar um quadro com motivos africanos (que prometo por a foto quando estiver concluido...tenho uma, mas falta pintar partes). Os doentes aderiram com muito agrado e descobriu-se pequenos talentos dentro daquele serviço!!
Quem nao participou, decerto gostaria de não ser teimoso (lol, tadinhos) e ter participado, porque os olhares curiosos e fascinados eram muitos!! Posso me gabar que o resultado foi muito bom e o quadro até agora tá a ficar lindo!! Sou sincera, não esperava minimamente que o resultado fosse assim tão fixe!!
Não tenho assim grraaaaaandeeess historias(engraçadas pelo menos) para contar, visto que as historias de hoje se prenderam muito mais com o quadro!Mas tenho as seguintes:
-- Fiquei feliz em constatar que a sra D, que tem 28 anos e um filho pequeno... Que entrou por depressao e tentativa de suicidio, andava desde há dias em recusa alimentar e com ideacções suicidas muito fortes, proferindo frases como "quando sair daqui dou um tiro na cabeça ou tomo veneno, desta vez nao falho como da outra", "o meu filho não precisa de mim"...entre outras... Finalmente retomou a medicaçao... e hoje quando interrogada sobre a sua possivel participaçao na actividade, respondeu, surpreendentemente com um pequeno sorriso: " agora nao posso, estou à espera para poder telefonar ao meu filho!!"
Será o vislumbre de uma recuperaçao?
-- Que o Sr. JB já não se encontra em mutismo (nao fala connosco de maneira nenhuma) e até foi espreitar a actividade, dizendo que não queria participar "porque nao tenho jeito para essas coisas!!"
Entretanto, fui alvo de "interrogatorio/conversa" por parte de 5 doentes que se encontravam a ouvir musica no corredor (aos altos berros,diga-se de passagem): "entao e está a gostar do estágio?", " é de onde?", "acorda cedo?" e a final "quer seguir psiquiatria?" ao que o sr.A respondeu:
"achas?? se assim fosse era a C. e os 5 maluquinhos (que somos nós!!) ih ih ih"
lol...

5 Comments:

Anonymous Anonymous disse...

o mundo anda doido...e lá comprova-se isso msm! os doentes admitidos no serviço são cada vez mais jovens...ainda hj entrou uma senhora d 28 anos :\ enfim...há q ter calma e experienciar as coisas belas da vida! ah pois éeeeeeeee

7:45 PM  
Blogger Fuazona disse...

Que porreiro!
Parece que passaste um grande dia.
És enfermeira, é isso?

11:59 PM  
Blogger O-ren Ishii disse...

oi, nao, sou áluna de enfermagem! estou a estagiar actualmente na psiquiatria! =)

12:15 AM  
Blogger Fuazona disse...

Ya, sou mesmo tona! Não tinha reparado no titulo. eheh.

Dever ser muito fixe, fazeres parte de uma coisa tão importante! Faz te sentir realizada, ao final do dia, não?

6:48 PM  
Blogger O-ren Ishii disse...

sim, bastante! apesar de muitas vezes haver sentimento de impotencia em nao se poder ajudar em certas situaçoes :|

12:25 AM  

Post a Comment

<< Home