Tuesday, December 13, 2005

E mais um estágio chegou ao fim!


Não tenho postado muito, confesso... Ando terrivelmente cansada e sem paciencia para escrever... Mas hoje, por ter sido o ultimo dia... Reuno forças e escrevo!
Esta ultima semana foi muito porreira... Os doentes mais compensadinhos, vão interagindo connosco e nós com eles de maneira cordial, afável e recompensadora.
O que é que tenho a destacar?
Talvez o facto de um doente me ter abordado no sentido de desabafar porque tinha voltado a ouvir vozes de comando que diziam para se matar... Chocou-me um bocado, apesar de ter tentado manter-me seria e atenta ao que ele me contava... Este senhor teve alta hoje, pelo que percebi, porque o médico lhe disse que "enquanto continuar a ouvir vozes, não tem alta", obviamente que este senhor no dia a seguir já não as ouvia... MILAGRE DA CIENCIA! ou incompetencia do médico... os doentes psiquiatricos tambem sao inteligentes!! as vezes mais que a populaçao comum...
Caso numero 2 é o do Sr. PR, um rapaz de 32 anos que tem uma perturbaçao bipolar... Está mais que compensado (porque nós vimos como ele era quando não estava) e só quer ir para casa, é pena é que a familia não o quer la... Ele como tinha autorizaçao para sair por periodos curtos à rua, foi.... até casa! Agora está em internamento compulsivo novamente... É pena porque sempre pensei que ele tivesse alta muito antes de eu acabar o estágio....
Caso numero 3, a minha ultima doente, a sr MV entrou por tentativa de suicidio por ingestao medicamentosa. Tem uma depressao arrastada por vários anos, várias tentativas de suicidio e vários intermentos... Custou-me falar com ela, tendo ela me contado o porquê de cada uma das vezes que se tentou matar e arrematar com a frase "eu queria dizer que nao volto a fazer isto... mas não posso prometer, porque quando dou por mim já tomei os comprimidos... As minhas filhas já estão grandes, criadas e com a vida encaminhada... O meu marido não gosta de mim... Tou neste mundo a fazer o quê??" Até me custou a engolir... :
Caso numero 4, a senhora C... Apetece-me abana-la... Acordá-la para a vida... Passa todo o dia parada, a lamuriar num discurso imperceptivel, das mais variadas coisas...Nem sei o que fazer!
Caso numero5 , a senhora MF... perturbaçao obssessivo compulsiva...aflige-me a veracidade com que ela lava as maos, a boca, a cara, se penteia, arranja as calçar, a camisa , as meias... AAAHHH
Caso numero 6, uma admissao de ontem... Faz-me confusao vidas perdidas... 31 anos, psicologa, a fazer doutoramento em Paris, seguida em Psiquiatria. Abandona medicaçao, começa com delirios megalomanos, é internada! o_O "o estado manda nos técnicos de saude para me manterem internada!", "em França queriam me matar!! Disseram nas noticias, saiu nos jornais! Foi por isso que apanhei o primeiro avião para Portugal... Que escandalo que foi isto lá!
Caso numero 7, o senhor JS que já lá tinha estado internado connosco, voltou a ser internado... Com delirios megalomanos, aqui ficam uns exemplos :
"Comecei a fazer capoeira aos 3 anos, agora sou mestre no full contact!! Eu cresci num quartel, e sou das forças especiais, sabia que é crime tirar um cinto a um militar?"
Estavamos a assistir a um programa sobre catastrofes naturais, aparece uma simulaçao de um tsunami a passar por cima da estatua da liberdade :"Ja surfei em ondas maiores que aquela.. Na Ericeira!!!", "Quando ha vulcoes em erupçao, devia ir lá eu, para resgatar as crianças e as mulheres todas!!"
Tenho tambem que dizer que o Sr.Ag, acho que já falei aqui... Está melhorado (muuuiiito), hoje até sorriu para mim e para a Gui, todo simpatico! Foi a prenda de fim de estágio!!
Acabou hoje, a avaliaçao correu bem... Nota - 16,3v!!
Fizemos almoço para a malta toda (12 alunos, 2 professores e 6 enfermeiros) e pronto... Abandonamos o serviço com saudades dos tempos que ali passamos, resta obstetricia a partir de dia 3 de Janeiro... Espero que seja bom, nao tenho muita fé!

2 Comments:

Blogger Pedro Morgado disse...

A psiquiatria é um espanto!

12:32 PM  
Blogger Nyx disse...

achei o teu site muito interessante...
Gostei de quase todos os textos, mas esta descrição do teu estágio surpreendeu-me muito, porque gostava muito de seguir psiquiatria...

PEACE***
PS- se puderes dá um saltinho ao meu blog

6:16 PM  

Post a Comment

<< Home