Tuesday, December 13, 2005

Ultimo Episodio!!


Para acabar o estágio como começou, com um episodio chocante, vou-vos contar a historia da Sra E.
Esta senhora entrou por delirio mistico, ao que ela refere, uma imagem que ela tinha em casa, da nossa Senhora... Falava com ela.
Até hoje, não demonstrou nada disso, pelo menos a nós... É super calma, amigavel, com bom contacto, bastante religiosa, é verdade... Mas dentro dos limites da normalidade...
Hoje descolei-me à Terapia Ocupacional, fui levar um doente com a minha colega D e quando voltamos ouvimos berros... Fomos ver e era a Sra E em ataque de histeria brutal!
Fazendo o resumo desde de manha: A Sra E estava muito ansiosa... Na altura das higienes referiu às minhas colegas que tinha durmido mal mas que o "Pai de todos esteve comigo este noite", ao que foi referido também... No fim do pequeno almoço, gritava que o Pai estava ali...
Pelas 10h veio no corredor acompanhada de outro doente (segundo contaram os meus colegas) e a olhar para cima a dizer "Anda cá abaixo, anda! Anda cá abaixo!"
Entrou na sala polivalente e o resto pude assistir... Começou a olhar para um ponto fixo no tecto.. a gritar "Pai!!! Estás aí!!! Pai!! SOCORRO, QUEREM ME MATAR! ESTOU MORTA! Olha Pai, estão a fazer comigo o que fizeram com o teu filho!", enquanto rebolava e rastejava pelo chao, seguida pelos olhares incredulos dos restantes doentes.
Foi observar os 12 alunos de enfermagem (onde eu me incluo) completamente atonitos, sem saber o que fazer... A situaçao foi controlada com o enfermeiro chefe mais dois colegas meus a imobiliza-la e a dar-lhe um sedativo... A propria psiquiatra e enfermeiros disseram que não viam algo assim há muitos anos...
Crise de histeria!
Custou-me... Nunca esperei algo assim, muito menos da pessoa em questao... Dormiu... e quando acordou continuou apelativa no sentido de "Pai afinal estou viva!! estou viva Pai!"... Foi motivo de conversa para o resto do turno o_O
BYE BYE PSIQUIATRIA!!

2 Comments:

Anonymous Anonymous disse...

ah pois acabou o nosso belo estágio...resta-nos recordar emocionantes´e hilariantes episódios passados naquela instituição hahah agradeço-te por teres tão bem descrito o nosso quotidiano :) agr venham lá as grávidas,bébés e outras coisas mais...

7:12 PM  
Blogger Jmn disse...

enfim, mais uma página que viramos, mas que recordaremos com saudade...
Vnham de lá essas episiotomias...

2:39 PM  

Post a Comment

<< Home