Tuesday, October 18, 2005

Manha no Bloco!!


Ontem foi dia de ir para o Bloco Operatório observar as cirurgias pediatricas destinadas para esse dia. Comecei o turno no internamento onde eu e a minha colega de estágio fizemos o acolhimentos dos pais e duas crianças que iriam ser submetidas a cirurgia no 2º e 4º tempo da manhã.
Posto isto e depois de explicar as regras do serviço, medir temperaturas, pesar as crianças, esclarecer duvidas existentes e brincar com os miudos para os por um pouco mais à vontade, o meu doente (que era o do 4ºTempo) foi chamado....estranhamente...à frente dos outros.... Por razoes que me são desconhecidas e vim a registar depois, já no Bloco, até para médicos e enfermeiros o eram... (correm as más linguas que é por ser sobrinho de uma funcionária da instituiçao,mas eu nao sei de nada).
E pronto já vou eu aplicar EMLA(creme anestesico) nas maozinhas do menino e vou com o J. para baixo...
Nunca vi ao vivo pessoas submetidas a anestesia gera, nem a devida preparação... Tudo o que observei no meu 2ºano foi uma Raqui-Anestesia (parecida com a Epidural)... E foi curioso, senão mesmo engraçado ver o J. em estado de pseudo embriaguez!!! Ora que tinha o menino? perguntam e bem vossas mercês, ao que eu me digno obviamente a responder! Este menino ia fazer uma operação 3 em 1, tal qual como aquelas promoções que muitas vezes nos afiambramos nas grandes superficies, assim ele se afiambrou do Bloco e tratou logo os problemazinhos todos!! O J. tinha uma hérnia epigástrica, uma fimose (para explicações consultem JMN ) e anquiloglossia (que é como quem diz: tem a lingua presa ou o freio da lingua curto).
E lá fui eu assistir... Quase no fim da herniorafia apareceu a minha colega e ficamos as duas a fazer companhia uma a outra e a observar!
O segundo menino, doente da minha colega, também era J. e também se afiambrou das promoções cirurgicas ( porque não é todos os dias que se conseguem promoçoes tao boas) e fez um 2 em 1: tinha uma hernia inguinal à direita e foi tratar também do freio do pénis...Logo mais uma herniorafia e uma plastia do freio peniano...
Foi uma manha engraçada.... Só não assistimos ao ultimo tempo, que era uma excisao de um quisto sebáceo, pois a ameaça de hipoglicémia já rondava as nossas duas cabeças!! Gostei muito de ali estar , a equipa era impecável!! Mas a nivel de carreira acho que prefiro o internamento...
pequeno reparo: Se és mãe ou pai e o teu filho vai ser submetido a cirurgia... Se fazes o favor, prepara-o como deve de ser, as crianças apesar de serem pequenas têm o direito à verdade... Não façam como a maezinha de alguem que disse que ela é que iria ser operada, qual nao foi a surpresa do miudo quando a pessoa a entrar para o bloco...foi ele...
Por mais pequenas que sejam, merecem o tratamento e a preparação adequadas, não acham?
Over and out

6 Comments:

Blogger Jmn disse...

A mãe do pequenito fez isso???
Não acho normal!!Há de tudo...

1:11 PM  
Blogger Pyny disse...

Não se deve mesmo mentir às crianças! :P

5:33 PM  
Anonymous Anonymous disse...

Os miudos são adultos pequenos é uma crueldade fazer-lhes isso!

10:56 PM  
Anonymous Anonymous disse...

No que consiste exactamente uma plastia do freio peniano? Refiro-me ao processo. E quem foi que a fez? O urologista, o cirurgião...?

2:51 PM  
Blogger O-ren Ishii disse...

nao quero induzir em erro, pois já escrevi este post há muito, e os procedimentos vistos já foram tantos, que tenho medo de me confundir com outro qualquer observado entretanto, mas a plastia do freio peniano foi feita por um cirurgiao pediátrico, e creio que consiste basica e sucintamente em "cortar" este freio, levando ao pénis e suas estruturas (prepucio e afins) a adquirir a forma mais proxima do natural possivel (com natural entenda-se, a forma sem esta malformação)... espero ter conseguido esclarecer em algo :)

3:43 PM  
Anonymous Anonymous disse...

Que eu saiba, nos adultos, quem faz a plastia do freio tal como outras operações ao pénis é o urologista com habilitação para proceder a cirurgias.

3:57 PM  

Post a Comment

<< Home