Monday, October 31, 2005

The end is near!


Só faltam 2 turnos para o meu estágio de Pediatria terminar... Hoje foi dia de avaliação e estive na presença, não de uma, nem de duas, mas de TRÊS professoras da minha escola!! A regente do estágio, a orientadora do estágio e a terceira estou para descobrir que é que foi lá fazer... A avaliação correu bem, ganhei um 16,4 que poderá subir ou descer mediante a apresentaçao do meu estudo de caso e da reflexao critica... O meu enfermeiro foi um querido, com o discurso todo na ponta da lingua, para elas não conseguirem pegar seja em que aspecto for!! As professoras miraculosamente também foram umas queridas... Adoraram as actividades que realizados e convidaram-nos para uma exposiçao na escola, com os nossos trabalhos!!
Mais coisas... Quero felicitar aqui o meu amigão do peito : JMN pela excelente nota ( ele fez avaliaçao depois de mim), ele merece depois das injustiças dos estagios de 2º ano... que mais vale esquecer não é assim??? Esperemos que no Julio de Matos seja tal e qual!!!
Descobri também por fonte segura ( as profs) que as opçoes de 4º ano serão comunitária e pediatria... e nao obstetricia e pediatria como corria o boato...Está um bocadinho melhor MAS mesmo assim continuo a querer ir para pediatria!! agora entao tenho mesmo a certeza!! nao quero estar o ultimo ano do curso( a começar ja em março) a trabalhar em centro de saude, por muito que tenha gostado daquilo!!!
E já fui fazer o poster da obesidade infantil ( aliás, mandar imprimir a uma gráfica), ESTÁ LINDO!!!Até o homenzinho que estava a ser atendido ao meu lado disse :" menina está muito bonito, parabens!". Amanha antes de o levar para o serviço tiro foto e meto aqui para voces se babarem !!! lol ;)
Bem... e tenho até 4feira para acabar a reflexao que mal comecei a fazer... Consegui dar a tanga às profs que me tinha esquecido de imprimir... Lol... Vamos lá ver como corre!! Wish me luck!!
xauuu

Sunday, October 30, 2005

Cinema Português!


Depois de escrever o ultimo post ( que agora constatei que resultou a musiquinha!), fui convidade pelo JMN a ir ao cinema, coisa que... aceitei, porque as perspectivas de ficar em casa a tarde toda a ver televisão e a contemplar as folhas das árvores cair, eram enormes...
O filme que ele sugeriu ver era-me desconhecido... Quer dizer, sabia que era uma adaptação do livro homónimo do Eça de Queiroz e que havia já uma versão em espanhol, mas esta versão em portugues era-me de todo desconhecida... Não vi trailers, nem anuncios nem nada... Também a vontade deliberada de a ir ver nao era muita, mas mesmo assim... Fui!
E a surpresa foi agradável! Recomendo que vão ver este filme e ver a qualidade crescente do cinema portugues... Este filme diga-se de passagens está cheio de estrelas... Cada personagem que aparece é uma criatura conhecida da televisão ou cinema!
Especial enfase para a adaptação aos tempos que correm, deste romance do séc XIX, fazendo lembrar a adaptaçao do Romeu e Julieta! Se bem que é mais um "zona J meets Tentação"... Dá muito que pensar em que segredos obscuros estará o clero portugues ( ou mundial) metido... Dá para reparar na realidade dos suburbios e bairros sociais lisboetas ( e não só), a cultura do hip hop e banditismo... E por fim... Rui Unas, Diogo Morgado e Ricardo Pereira no papel de gays!!! Genial!!!!
O filme tem um conteudo bastante explicito ( nao vou dizer do que!! lool), mas é um bom filme, eu gostei! Até que valeu o preço do bilhete, que nos tempos que correm parece ser raro!!
keep up the good work!!

Memories....


No meu diazinho de folga e depois de ter sobrevivido ao diluvio, que acho que não foi assim tão grande... E depois de ter andado a acertar os relogios cá de casa ( surpreendentemente há sempre um ou outro que escapa, quero saber qual vai ser desta vez), chegou a vez de matar saudades de músicas que tinha aqui e que me lembram momentos, epocas, anos da minha vida... Entre essas músicas e bandas, tenho No Doubt - Don't Speak, que infelizmente a letra até se aplica aos momentos que correu...
Se a minha experiencia correr como o previsto devem tar a ouvir a musiquinha nos vossos computadores, senão...Peguem nos vossos programinhas e tirem-na de algum lado! ;)
Enquanto isso eu continuo na minha alternancia de No Doubt, David Fonseca e U2....
You and me
We used to be together
Everyday together always
I really feel
That I'm losing my best friend
I can't believe
This could be the end
It looks as though you're letting go
And if it's real Well I don't want to know
Don't speak I know just what you're saying
So please stop explaining
Don't tell me cause it hurts
Don't speak I know what you're thinking
I don't need your reasons
Don't tell me cause it hurts
Our memories
Well, they can be inviting
But some are altogether
Mighty frightening
As we die, both you and I
With my head in my hands
I sit and cry
Don't speak
I know just what you're saying
So please stop explaining
Don't tell me cause it hurts
Don't speak
I know what you're thinking
I don't need your reasons
Don't tell me cause it hurts
It's all ending I gotta stop pretending who we are...
You and me I can see us dying...are we?
Don't speak I know just what you're saying
So please stop explaining
Don't tell me cause it hurts

Telefonem para o Noé, desta vez precisamos da arca!!!


Pois é meus amigos, o dia do diluvio final aproxima-se...!! ou então nao... O que é certo é que hoje às 2h vai chover ainda mais que choveu na 5feira, quando Setubal foi motivo de abertura de telejornais... Ainda para mais, ora que coincidencia!! A maré cheia também anda aí pela mesma hora... Então recomendação da protecção civil e camara municipal : estacionem os carros nas partes altas da cidade... Ora eu vivo nas partes mais altas da cidade, acho que estou bem salvaguardada, vai daí nunca se sabe, porque a água consegue se acumular nos sitios mais incriveis!!!
Bem, talvez não seja tão caótico como na 5ªfeira passada porque é fim-de-semana.... De madrugada.... Muda a hora, logo toda a gente vai fazer como eu e dormir mais uma horinha!!! ( sim a hora muda hoje, logo não se esqueçam e alterem nos vossos relogios senão chegam adiantados seja onde for)... Por isso não prevejo assim grande drama... Amanha depois no jornal das 13h, logo vejo se tenho pinta para vidente ;P
Beijolas! Aconcheguem as mantas e durmam quentinhos, que a epoca das infecções respiratórias está à espreita!!!

Friday, October 28, 2005

doi-me...doi-me muito...DOI-ME TUDO!!!

Ontem fui ao ginásio... A primeira vez em anos... Eu ando a pé e essas coisas, mas exercicio fisico no sentido lato da palavra, nao há neste corpinho há algum tempo ( nunca tive muito gosto por essas coisas), mas pronto... O metabolismo ficou mais lento, a gordura começa a acumular-se e é preciso atacar enquanto a gordura é pouca e bastam 3 quilinhos e fico fixe ( acho eu...)
Pronto e sendo assim lá fui eu, primeiro apanhei a molha do ano... Toda a gente viu Setúbal nas noticias, certo? Pronto eu há hora da enxurrada andava por aí, a tentar chegar ao centro comercial a 400m da minha casa, onde a minha amiga esperava por mim... O problema é que a minha rua estava com dois rios, qual Tigre e Eufrates, a correr a olhos vistos!!! E eu feita barata tonta aos zigues zagues pela rua À procura do melhor caminho ( entretanto molhei-me toda À mesma, mais valia ter ido a direito!!)
Anyway... Depois de entrar no carro, a odisseia continua... Sim, porque se andar a pé já é mau, andar de carro ainda é pior... Com os 4 olhos especados em frente ao vidro (os meus e os dela), lá fomos nós de piscina em piscina ( invés de "de rua em rua") até ao ginásio... Lá conseguimos chegar, inscrever e começar a brincar nas maquinetas!! Só que a brincadeira foi tão bem sucedida que hoje doi-me os abdominais que nem me consigo rir, não consigo esticar os braços porque doi-me e as pernas a mesma coisa...
Hoje, mais uma fornada... Tou à espera dela, para dar continuidade ao massacre das gorduras acumuladas!!
ps: eu até tinha uma imagem tão gira para por aqui...mas o parvo do blogger não me deixa, desta maneira peço desculpa pela falta de cor deste post!!! bjokas

Wednesday, October 26, 2005

PASSEI!!!


Fiz exame de conduçao hoje pela 2ªvez ( a 1ª foi descriminada, mas o trauma foi tão grande que não fiz post alusivo ao mesmo), e pronto tornei-me o mais recente perigo das estradas portuguesas!!!!
Depois de uma examinadora stressada, ultrapassagens em pleno exame( inédito na minha curta experiencia de condutora) e um resultado feliz, lá vim eu a conduzir o carrinho do papá para casa , claro que só um bocadito na auto estrada!!
Agora é praticar, habituar-me ao meu "jovem" Clio, e concentrar-me no estágio que estou na recta final e há muito a fazer!! e depois... LISBOA....JULIO DE MATOS... ME AGUARDEM!!!

Thursday, October 20, 2005

O Mundo está perdido!!!


E pronto... Eu a pensar que já era mau o Sr. Bochechas... ai desculpem... o Sr. Mário Soares ter-se candidatado, ainda vem esta abecula a seguir e anuncia a candidatura... Eu evito... Vocês sabem que eu evito falar de desgraças... Nao falei do Katrina, nem do Rita para não ferir susceptibilidades e também porque já era um tema muito divulgado, não precisavam de mim a mandar postas de pescada... Mas este assunto é definitivamente mais forte que eu....
AH este e outro... De anteontem para ontem fiz noite, cheguei a casa pelas 9h e estava a tomar o pequeno almoço enquanto via televisão, para depois me remeter ao silencio e escuro do meu quarto... A tv estava no canal 1... E eis que tenho uma aparição, não divina, bem pelo contrario... Não consigo quantificar o quão infernal foi... Apareceu uma senhora de nome "Lil'Queen" a cantar uma musica parecida com aquelas que agora se ouvem em todo o lado, o reggaetton... Da bem nossa conhecida "gasolina", a dançar insinuantemente ( com recurso ao taoismo, passo a expressao do Rui Unas), com roupas provocantes, e umas bailarinas de blusas de gola alta (mais pura das verdades), cheia de tatuagens e piercings... Num dialecto espanholês no minimo estranho... Eu fiquei num estado catatonico com a mão a segurar a torrada a meio caminho da boca, de sobrolho levantado, a olhar para aquela figura que todos nós conhecemos de um programa infantil chamado Buéréré... Era a nossa amiga: Ana Malhoa...

Chove...Chove...

....E eu não faço nada de jeito, ando por aqui a vegetar em vez de... por exemplo... Ir acabar os relatorios e recolhas de dados e etc... AAAIII quanto menos se faz, menos se quer fazer, até tou com preguiça para me levantar aqui da cama e ir para a sala ver televisão... É o cumulo...
Resumo do dia de hoje: então o menino prodigio da selecção portuguesa, o nosso Cristianinho andou a ser interrogado por ter violado duas moçoilas? Pah...tudo bem que as pessoas, quanto mais ricas e famosas ficam, mais extravagantes e esquisitinhas se tornam, mas agora não me venham cá tentar dizer que as meninas quando foram para o quarto pensavam que iam jogar playstation?
Não sou defensora do Cristiano, longe de mim... Até pode aqui haver de facto um crime, mas que à primeira a historia pareceu-me mal contada... Ai isso não nego que pareceu, ainda para mais, não fosse no país que foi... Inglaterra , o país da imprensa sensacionalista, o país sedento de escandalos... Enfim espero para ver... Se por obra do acaso, estiver enganada, peço desculpa as meninas!
Vou fazer óó :)

Tuesday, October 18, 2005

Manha no Bloco!!


Ontem foi dia de ir para o Bloco Operatório observar as cirurgias pediatricas destinadas para esse dia. Comecei o turno no internamento onde eu e a minha colega de estágio fizemos o acolhimentos dos pais e duas crianças que iriam ser submetidas a cirurgia no 2º e 4º tempo da manhã.
Posto isto e depois de explicar as regras do serviço, medir temperaturas, pesar as crianças, esclarecer duvidas existentes e brincar com os miudos para os por um pouco mais à vontade, o meu doente (que era o do 4ºTempo) foi chamado....estranhamente...à frente dos outros.... Por razoes que me são desconhecidas e vim a registar depois, já no Bloco, até para médicos e enfermeiros o eram... (correm as más linguas que é por ser sobrinho de uma funcionária da instituiçao,mas eu nao sei de nada).
E pronto já vou eu aplicar EMLA(creme anestesico) nas maozinhas do menino e vou com o J. para baixo...
Nunca vi ao vivo pessoas submetidas a anestesia gera, nem a devida preparação... Tudo o que observei no meu 2ºano foi uma Raqui-Anestesia (parecida com a Epidural)... E foi curioso, senão mesmo engraçado ver o J. em estado de pseudo embriaguez!!! Ora que tinha o menino? perguntam e bem vossas mercês, ao que eu me digno obviamente a responder! Este menino ia fazer uma operação 3 em 1, tal qual como aquelas promoções que muitas vezes nos afiambramos nas grandes superficies, assim ele se afiambrou do Bloco e tratou logo os problemazinhos todos!! O J. tinha uma hérnia epigástrica, uma fimose (para explicações consultem JMN ) e anquiloglossia (que é como quem diz: tem a lingua presa ou o freio da lingua curto).
E lá fui eu assistir... Quase no fim da herniorafia apareceu a minha colega e ficamos as duas a fazer companhia uma a outra e a observar!
O segundo menino, doente da minha colega, também era J. e também se afiambrou das promoções cirurgicas ( porque não é todos os dias que se conseguem promoçoes tao boas) e fez um 2 em 1: tinha uma hernia inguinal à direita e foi tratar também do freio do pénis...Logo mais uma herniorafia e uma plastia do freio peniano...
Foi uma manha engraçada.... Só não assistimos ao ultimo tempo, que era uma excisao de um quisto sebáceo, pois a ameaça de hipoglicémia já rondava as nossas duas cabeças!! Gostei muito de ali estar , a equipa era impecável!! Mas a nivel de carreira acho que prefiro o internamento...
pequeno reparo: Se és mãe ou pai e o teu filho vai ser submetido a cirurgia... Se fazes o favor, prepara-o como deve de ser, as crianças apesar de serem pequenas têm o direito à verdade... Não façam como a maezinha de alguem que disse que ela é que iria ser operada, qual nao foi a surpresa do miudo quando a pessoa a entrar para o bloco...foi ele...
Por mais pequenas que sejam, merecem o tratamento e a preparação adequadas, não acham?
Over and out

Sunday, October 16, 2005

O que é nacional é bom...

Vi no Lixo Social e gostei da iniciativa! Trata-se nada mais, nada menos que uma tentativa de dinamização do produto portugues no nosso mercado... Apos que tu que lês este blog não sabias que os produtos que iniciem o seu codigo de barras com os numeros 560, provem de Portugal ( e esta hein? tambem fui apanhada de surpresa). Fiquei contente ao constatar que os meus dossiers e cadernos têm esses numeros magicos!! EU APOIO A CAUSA NACIONAL!! lol..
Bem...é um pequeno esclarecimento que pode provocar a diferença em muitas compras.... As minhas acho que vão mudar...

Isn't he lovely??

Tuesday, October 11, 2005

...Newsflash...

Pronto ok...sei que não tenho sido propriamente o exemplo de actualização de blogs... Mas vou tentar rapidamente compensar neste post.
Nestes dias que não escrevi aconteceram eventos importantes para toda a gente e outros menos importantes... Vamos ao mais importante, lol, o eclipse!!! Ora...eu lembrei-me do eclipse, ainda mais porque me lembrou momentos felizes de 11 de Agosto de 1999 ( eu lembro-me da data não por ser fanática de Astronomia, mas por algo mais emotivo), mas nem me passou pela cabeça acordar de proposito para ver este que ocorreu... Até porque não sabia o dia exacto e acordar todos os dias as 9h45 não dava muito jeito... Ora bem, aqui é que a história se altera e o meu pai sabendo que gosto muito destes fenómenos, as 9h50 abre a porta do quarto e diz: "Nao queres ver o eclipse?!", ao que eu, meio estremunhada, reagi...Levantei-me...arrastei-me para a janela da cozinha, pus os oculos...Vi...Pus os oculos na lente da maquina...tirei fotos...voltei para a cama...Estava eu já quase a ser embalada pelo João Pestana quando me dá um coisinha má ( ou boa) e penso " não fiz zoom!!" ...volto a levantar e o resto do ritual já voces sabem....
Outra coisa importante, mas não tão importante ( desta vez só a nivel nacional), as eleições autarquicas. Pois bem, hoje fiquei chocada ao ver nas noticias que os partidos gastaram cerca de 100milhoes de euros em campanha, para um Pais que está de tanga e já tem a alma hipotecada ao diabo à muito... Andamos a ganhar bem para estas coisinhas de nada... Bem...quem segue o meu blog há muito muito tempo ( que deve ser raro haver aí alguem nestas condiçoes), ou quem me conheça pessoalmente e lê isto( tambem serve) sabe que sou simpatizante do Bloco de Esquerda... Se bem que não votei neles, porque nas autarquicas fiz voto util, e voltei a por o sr.Carlos de Sousa como Sô presidente da Camara Municipal de Setúbal! Também estive para ir trabalhar para a mesa de voto, mas o estágio não mo permitiu...Por isso, bye bye 70,5€ que se recebe por se estar nesse posto!!
Por ultimo mas não menos importanta( pelo menos para mim) , hoje cheguei ao turno que delimita a 1ª da 2ª parte do estágio de Pediatria, o que levou as minhas "queridas" orientadoras de estágio a me prestarem uma visita! Até se portaram bem e acho que também estou de parabens =) o meu perceptor falou de mim não fazendo criticas negativas, acha que sou interessada, calma e que mantenho boa relação com as crianças e familia! Algo de bom na minha vidinha! Porque o resto... enfim... moving on
Bem vou para évora hoje passar uns diazinhos de férias com o pessoal!! Amanha e depois é greve dos enfermeiros, tenho que aproveitar! Regresso 6f de manha, porque tenho consulta de terapia da fala à tarde!!!!
Bjokas
over and out

Monday, October 03, 2005

Relatório...


E o estágio já começou e dele já não me livro... Após uma viagem até Évora para ouvir da perceptora: " Os meninos de Setubal, amanha vão ao serviço e perguntam os horarios que fazem"....Começou o estágio logo com uma manhã!!!
As crianças são engraçadas, os enfermeiros também e um dos médicos é MUITO giro (ehehehe, tinha que ser), por acaso já o conhecia de Évora, mas agora vejo-o diariamente...oh well... O mal (ou bem ) do serviço é que não se faz nada, e se há pessoas que se queixam por excesso de trabalho, eu sou daquelas que me queixo quando não faço nenhum...Porque o meu objectivo de vida aos domingos não é ver t.v. das 8h as 16h, quase ininterruptamente!!!! (pausa para medicaçao e almoço!!!)
E quando se lida com crianças, existem sempre as perolazinhas que os meninos nos oferecem, como esta seguinte: O meu enfermeiro perceptor dirigiu-se ao quarto dum menino de 5 anos (submetido a uretoplastia por hipospadias, caso alguem queira saber), leva um supositorio na mão e diz com aquela voz que toda a gente faz quando fala com crianças:
- Oláá! Olha trago-te aqui isto para poderes fazer cócó!!
Respondendo de imediato o miudo, muito dono e seguro de si:
- Mas eu agora não me apetece cagar!
... Peço desculpa pela linguagem, mas esta tinha que ser contada!!
Outras novidades...Já tenho a consulta de terapia da fala para avaliaçao inicial, marcada. Fica entao para 6feira as 14h30!! weee espero daqui a uns tempos a minha voz estar como era!
De resto a minha vida não tem novidades... Tou a espera que surjam...
over and out
PS: Alterei uma parte da configuração dos comentarios graças a ter sido atingida pelo flagelo so spam, pelo desculpa pelo incomodo...:)