Tuesday, May 09, 2006

...nem sei que titulo dar a isto!

2feira, turno da tarde!! La vou eu para Lisboa, quando chego ao turno tenho 4 meninos só para mim! (salvo seja, nao fiquem com pensamentos devassos, meninos para eu tratar!)
O F. que é um bebé de 18 meses com um tumor nas glandulas suprerenais e que teve alta hoje
O R que é um bebé de 5 meses com um tumor no rim, que conheci hoje! ( o raio do miudo é mesmo querido)
O DL que já tinha sido meu doente, com suspeita de neuroblastoma (quando tiver paciencia explico o que é) e que reentrou no serviço por febres
A B., que tem Leucemia e que conhecia de vista por andar pelo serviço e por ouvir falar! É dela que vou falar hoje... Foi diagnosticada esta leucemia à B. em 2003, ainda ela nao tinha feito os 3 anos... Agora tem 5 anos! É uma miuda super bem disposta, risonha, brincalhona, que adora o Noddy e os Morangos com Açucar!
A B. teve uma 3ªrecaida da leucemia, e foram-lhe dados (apesar do bom estado geral aparente) mais 3 meses de vida... Foi dada também a hipotese aos pais de fazer mais um ciclo de quimioterapia altamente agressivo e experimental com hipoteses de sucesso na ordem dos 5%, os pais aceitaram, pois querem ficar com a consciencia que tentaram tudo para salvar a vida da filha apesar do sofrimento que lhe poderá ser infligido (caso o ciclo nao fosse feito ela iria sofrer na mesma).. A B. foi hoje minha doente, e a minha enfermeira sentou-se para conversar comigo a hipotese de eu ficar com ela até ao fim... Até que ela nos abandone... Falou comigo para saber se eu estava disposta/preparada para enfrentar uma situaçao destas e pos nas minhas maos essa decisao... Segundo outra enfermeira que assistia à conversa, era melhor eu enfrentar a situaçao porque pelo menos em estágio tenho a protecçao da perceptora e toda a gente compreende se "tiveres que sair do quarto porque não aguentas ou porque tens que chorar.. acho muito sinceramente que no dia em que ela morrer, nao vai haver pessoal neste serviço que nao chore...!"
Ela está atribuida a uma aluna de outra escola, pelo que para ja não posso ficar com ela... Mas elas acabam o estagio penso que, este mês... Seja o que o senhor lá de cima quiser... Tou cansada, vou dormir... Amanha faço tarde seguida de manha e depois vou para Évora, logo posts só daqui a uns dias...
Over and out

3 Comments:

Blogger Dive disse...

Admiro a tua coragem.Um estagio desses, ainda por cima por opção...n é pa todos :)

Beijinhos

1:53 AM  
Blogger Rafael disse...

É uma situação complicada... não disseste se ficarias com ela ou não, mas sinceramente, acho que devias ficar, passar pela experiência agora que estás em estágio. E é para isso que os estágios servem... para ambientar os alunos ao seu, futuro, meio de trabalho, para os preparar para o futuro. É claro que, quando a B. falecer, vai ser duro, mas... É a minha opinião. Força.

1:03 PM  
Anonymous Anonymous disse...

Xiça, fizeste-me quase chorar!!
É pá é nestas alturas que eu me pergunto se fiz bem vir pra Enfermagem!! Eu aceitava!! Acho eu!!

12:48 AM  

Post a Comment

<< Home