Thursday, May 18, 2006

Ora bem...

Num post anterior referi que quando tivesse mais paciencia ia falar do DL. É um menino de 1 ano e 9 meses a quem foi diagnosticado um Neuroblastoma... Ora o que é esta coisa de nome feio?
O neuroblastoma é um tumor dos tecidos nervosos que surge normalmente no abdomen ( nas glandulas suprarenais, que estao por cima dos rins), tambem podem surgir ainda que menos frequentemente, no pescoço, torax e/ou pelvis. Afecta normalmente crianças abaixo dos 5 anos de idade, e muitas nascem mesmo já com o tumor, só que normalmente ( e infelizmente) já só é diagnosticado quando começa a dar sintomas, ou seja , numa fase tardia... A mae do DL notou uma massa dura à palpação, estranha, no abdomen, há pouco mais que um mês. Foi ao médico de familia que receitou analises que vieram alteradissimas... Posterior a isso receitou uma ecografia abdominal e esta revelou o que ninguem queria que fosse revelado... Uma massa enorme, proximo dos rins e assim foi encaminhado para o IPO. Lá fez TAC e Ressonancia Magnetica que caracterizaram o tumor como uma massa com cerca de 10cm de "altura" e 8 de "largura", que não afectava nenhum orgão vital, mas fazia compressao no figado, veia cava, aorta, rins e baço (não vou entrar em pormenores técnicos) e assim ele teria que iniciar quimioterapia...
A médica foi uma querida a dar estas "belas" noticias... A semana passada cheguei ao turno e deparei-me com a mãe muito mais em baixo do que era habitual e após conversa apurei que a médica disse algo do genero:
"O DL tem um tumor e não há muito a fazer, mas tenho aqui um tratamento de quimioterapia que está em estudo e ao menos ele vai avaçar os estudos para que outros meninos se curem!"
Sem comentarios... Eu sou um bocado revoltada em relaçao aos médicos, logo vou guardar as palavras que me apetece verbalizar para mim :)
Pronto...Está aqui o historico de outro dos meus meninos...Este menino tem uma relaçao um pouco instavel comigo... Cheguei quase a pensar que ia ficar surda, tal não eram os berros cada vez que lhe pegava ao colo... Mas ao fim de 3 semanas ele lá se deve ter mentalizado que por muito que berrasse eu nao ia parar de ir ao pé dele... E hoje, quando a mae teve que se ausentar para ir a casa, foi ve-lo agarrar-se a mim e a chorar se alguem mo quisesse tirar :) foi bonito, consegui, aos poucos, conquistar a confiança do miudo :) só por isso o turno já valeu a pena!
Quanto à B.... Está bem, um pouco com menos energia do que o habitual, começou com sangramentos do nariz ( vulgo epistaxis) e diarreia... hoje ouvi uma afirmaçao que me deixou um tanto ou quanto receosa face ao futuro proximo:
"Pronto...Está a começar..."
... :(

1 Comments:

Blogger Dive disse...

"Pronto...Está a começar..."

Auch...

Que aprendas muito com o bom, e com o mau desta experiência.Admiro a tua coragem (Nunca é demais dizer) :)

Beijinhos

11:21 PM  

Post a Comment

<< Home